Menu principal:
Tecnologia da Informação - Experiência e conhecimentos
Tive minha primeira experiência com microinformática em 1982. Meu primeiro equipamento foi um CP-200 da Prológica, micro que utilizava tecnologia desenvolvida por David Sinclair. Desenvolvi um programa para cálculos elétricos utilizando-se o Basic Sinclair.
Posteriormente adquiri um Apple II onde tive meu primeiro contato com planilha eletrônica, na época o VISICALC.
Em 1989, adquiri um PC-XT comprado quando em visita turística aos EUA. Neste utilizava o OPEN ACCESS, software que na época possuía Banco de dados com SQL padrão ANSI, processador de textos, planilha, comunicação de dados, muito similar ao conhecido Microsoft Office, quase a mesma funcionalidade.
Com o PC-XT fiz meus primeiros projetos elétricos utilizando um CAD 2D chamado Design CAD, que ainda possibilitava a impressão numa impressora matricial de 132 colunas, na qual era possível a representação de um desenho em escala 1:50 ou 1:100.
Graças a um "técnico" de informática, que não soube configurar corretamente as interrupções da porta serial de meu PC, comecei a tomar gosto por hardware, onde comecei a ler todos os manuais de micros, modems, impressoras. Assim, iniciei meu aprendizado de hardware, resolvendo conflitos de micros e outros problemas.
Paralelamente, interessei-me por comunicação de dados, onde, junto com alguns amigos criamos um BBS (Bulletin Board System), precursor dos servidores de Internet atuais. Traduzi vários manuais de programas de comunicação de dados e de linguagem de programação para o português.
Ao longo do tempo, como autodidata, fui aprendendo diversas linguagens de programação. Comecei com Basic Sinclair, mais tarde o Clipper, o Turbo C, onde combinei aplicativos gráficos com o Clipper. Aprendi o Turbo Pascal básico e o Turbo Basic. Depois aprendi o Fortran.
De 1991 a 1993 fui professor universitário das matérias de Linguagem de Programação II e Tópicos Avançados em Processamentos de dados na UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Com um livro de conectividade do conhecido autor John Dvorak, tive meu primeiro contato com redes de computadores, no caso a rede Lantastic, onde soldei dois conectores para criar uma rede serial entre dois micros. Nesta época trabalhava como professor autônomo de informática.
Estudei e aprendi a configurar redes, depois trabalhei com redes Windows 3.11.
Ministrei cursos de comunicação de dados para consultores e técnicos da empresa CTBC Telecom, e para vários profissionais numa época em que a comunicação de dados e Internet eram pouco divulgadas.
Utilizando o dBFast 2.0, primeiro XBase para Windows, desenvolvi programas para Clínica de Hemodiálise, Cartório de Registro de Imóveis, programas para laboratórios de citopatologia, programas para gerenciamento de eleitores de políticos, entre vários outros.
Trabalhei com o Laserfiche, para gerenciamento eletrônico de documentos e imagens (GED), resolvendo toda a rotina de cartório de registro de imóveis.
Meus clientes foram aumentando, de tal forma que me vi obrigado a abrir uma empresa de informática no ano de 1997. Esta empresa, durante mais de quatro anos prestou assessoria em redes, proveu acesso à Internet através de provedor próprio; possuía também servidor de páginas. A empresa trabalhava com venda de equipamentos, implantava diversos sistemas comerciais e trabalhava em parceria com variadas empresas. Nesta empresa aprendi todas as rotinas comerciais de uma microempresa.
Trabalhei com configuração de programas em PERL para criação de produtos de comércio eletrônico. Lancei a primeira farmácia virtual do Brasil (Apotheca), inspirada num modelo que conheci num site de Singapura. Logo, a farmácia vendia para o Brasil, Japão, EUA, etc.
Posteriormente, nos mesmos moldes, desenvolvi um supermercado virtual. Criei programas em Windows, para o gerenciamento dessas lojas virtuais, de forma que seus usuários realizavam o mínimo esforço para gerenciar suas lojas na Internet.
Estas experiências forçaram-me a aprender diversas linguagens de programação, conhecer vários programas e aplicativos, bem como a aprender o Linux, sistema operacional que usava no meu provedor de Internet e no meu servidor de páginas. No provedor eu gerenciava todas as contas de usuários, tráfego na rede e outros serviços pertinentes a servidores.
Desenvolvi em ASP com uma colega da área de TI, um sistema de gerenciamento de pedidos de manutenção e ordens de serviços para a Universidade Católica de Brasília, o qual permitia que seus usuários solicitem qualquer tipo de serviço de manutenção pela INTRANET da universidade.
Trabalhei com o gcc do Linux, java script, ASP Básico e SQL. Usei Windows 2000 para definir perfil de usuários em rede, realizei configuração de Intranets. Gosto muito do Windows XP pela sua estabilidade e facilidades e também do Windows 7, e considero estes dois Windows os maiores acertos da Microsoft, entretanto o Windows 10 está se destacando muito bem no mercado atualmente.
Tenho experiência em instalar o Linux, montar servidor de páginas APACHE, instalar aplicativos, pacotes. Conheço várias distribuições. Atualmente utilizo o UBUNTU.
Minha postura é de sempre aprender e atualizo-me constantemente e sempre que posso. Atualmente configurei um servidor APACHE no Windows e estou iniciando meu estudo de PHP.